Site da USP
Seção Técnica de Informática Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Diferenças entre VC, WebC e Transmissão

Videoconferência é uma chamada de áudio e vídeo que ocorre utilizando um protocolo de rede específico e exige equipamentos de videoconferência dedicados em ambas, ou nas várias localidades envolvidas.

A Webconferência, por sua vez, exige tão somente que todos os participantes acessem um website específico contendo um software de gerenciamento de conexões de áudio e vídeo, utilizando um microcomputador com uma webcam, microfone e caixas de som, ou então um notebook , tablet ou smartphone que tenham tais recursos, sempre com uma conexão de Internet rápida em ambas, ou nas várias localidades envolvidas. É altamente recomendável que cada participante utilize sempre um headset (fone de ouvido acoplado a um microfone) durante a sessão.

As Teleconferências transmitem apenas áudio e exigem somente telefones que permitam chamadas em conferência, isto é, que permitam mais de dois participantes simultâneos e preferencialmente possuam o recurso de “viva-voz”.

A Transmissão (ou Streaming) de um evento, pode ser realizada somente a partir de algumas Salas específicas que dispõem de um equipamento denominado Encoder, e referem-se ao envio do áudio e vídeo de um Evento para ser assistido publicamente via Internet.